Regional


Publicidade
Publicidade


27/03/2017 01:21

Fundador da Brisanet, de Pereiro, é escolhido Empreendedor Endeavor 2017



"Queremos ser a principal operadora de internet do Nordeste fora das capitais, inovando sempre". Esta frase é de José Roberto Nogueira, nascido em 1965 na zona rural de Pereiro, vizinho município de Icó no Vale do Jaguaribe cearense, e que foi escolhido "Empreendedor Endeavor 2017" no segmento "TI e Internet".

A premiação foi divulgada no último dia 17 de março, durante o 70º International Selection Panel [ISP], a última etapa do processo seletivo de empreendedores da Endeavor, no Rio de Janeiro-RJ. O evento reuniu empresas, apontadas como “apostas” de dez países, e escolheu os novos empreendedores.

HISTÓRICO - Proveniente de uma família de 11 irmãos, na terra do humorista Falcão, Nogueira vivia sem energia elétrica, que só chegou na região quando ele tinha 16 anos, e cultivava o próprio alimento.

Aos 15 anos, começou a fazer o curso de eletrônica por correspondência --passou a fazer pequenos consertos em forrageiros (cortadores de capim), rádios, motores, eletrodomésticos, e fazer instalações elétricas.

Aos 21 anos, deixou Pereiro e partiu rumo a São José dos Campos-SP, com o sonho de trabalhar na Embraer. Conseguiu. Para juntar dinheiro, passou a vender equipamentos eletrônicos para os colegas e começou a ser procurado por gente que estava interessado em computadores, que ele também começou a oferecer. O bico deu tão certo virou um negócio formal.

Em 1989, ele abriu uma loja de PCs que também fazia manutenção. Depois, passou a desenvolver antenas parabólicas e máquinas para fabricá-las. Em 1997, pouco tempo depois do início da internet comercial no Brasil, Roberto pegou placas de rádio e as instalou nas antenas que ele fabricava para o sistema de televisão. Assim, era possível transmitir o sinal de internet a longas distâncias, Decidiu-então, usar a tecnologia para levar conexão à rede para Pereiro, estabelecendo a Brisanet.

BRISANET - Fundada em 1998, a empresa se tornou, em 2010, a maior operadora de internet a rádio do Brasil, com 30 mil clientes em 150 cidades do interior nordestino. Para suportar o expansão da empresa e oferecer uma conexão melhor, a Brisanet passou a usar fibra óptica para conectar a região.

Hoje, a Brisanet oferece conexão à rede, televisão a cabo e telefone via fibra óptica para mais de 100 mil residências de três Estados [Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba], a preços acessíveis para a população.

A Brisanet oferece conexão de alta velocidade a preços acessíveis para mais de 100 mil residências no Nordeste brasileiro. A empresa oferece internet, por rádio ou fibra óptica, e também TV a cabo e telefone.

Com sede em Pereiro [CE], a Brisanet também tem uma forte importância para a economia local, como geradora de empregos. A empresa emprega grande parte dos graduados em cursos técnicos da região - 95% dos funcionários tiveram ali o seu primeiro emprego.

 

* Com informações da Endeavor

.

 

.





Enquete


Publicidade

Redes Sociais