Icó


Publicidade
Publicidade


02/01/2017 15:53

Fumaça das bombas do Senhor do Bonfim de Icó prevê boas chuvas em 2017



Um prenúncio positivo sobre o "inverno" tão esperado pelos icoenses, especialmente os agricultores, foi confirmado em um dos momentos mais esperados da procissão do Senhor do Bonfim, durante as bombas de encerramento do festejo, neste domingo [01].

As bombas presas em milhares de estacas ao longo do Largo do Théberge, além de produzirem um belo espetáculo que ocorre há séculos, também apontaram sobre a quadra invernosa que se prenuncia nas próximas semanas.

De acordo com o costume secular icoense retratado no livro "Icó em Fatos e Memórias", de Miguel Porfírio, a fumaça resultante das bombas da procissão do Senhor do Bonfim sinalizam e prevêem se haverá ou não um bom "inverno".

CHUVAS EM 2017 - O sentido do vento no momento da queima dos fogos levou a fumaça para a Igreja do Senhor do Bonfim, passando por cima do Santuário na direção do Rio Salgado, o que significa uma boa quadra invernosa. Caso a fumaça tomasse a direção oposta, a tradição aponta para mais um ano sem muitas chuvas.

A quadra invernosa tem início em fevereiro e segue até maio deste ano. A expectativa e a esperança aguardam uma quantidade de chuvas no mínimo dentro da média, de forma que possa dar garantias de uma boa colheita e recarregar os açudes e rios que estão com volume com pouca água. Há cinco anos que as chuvas que caem estão abaixo da média histórica em Icó e no Ceará.





Enquete


Publicidade

Redes Sociais